Instalações Elétricas Industriais

Instalações Industriais


As instalações elétricas industriais são compostas pela união de componentes elétricos que são essenciais para que o sistema funcione e seus circuitos, funcionem de forma correta. Todas as instalações elétricas industriais devem ser desenvolvidas seguindo as regulamentações e normas estabelecidas.

IMPORTÂNCIA DAS NORMAS ESTABELECIDAS POR ÓRGÃOS REGULADORES


Um exemplo das normas nas quais as instalações elétricas industriais devem estar de acordo, são as definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, conhecida por ABNT. Os aspectos, que são pertinentes a legislação atual visam qualidade e, principalmente, segurança dos trabalhadores nos processos.

A alimentação das instalações elétricas industriais é realizada através de fontes de eletricidade. Elas se constituem de uma complexa rede com ligações que começam nos postes das concessionárias e acabam nos soquetes de tomadas dentro dos ambientes. Os projetos das instalações elétricas industriais deve definir cada ponto de eletricidade do lugar, sempre levando em conta as necessidades de cada ambiente.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS - PRINCIPAIS ELEMENTOS

Resumidamente, pode-se definir os principais elementos utilizados nesse tipo de instalação elétrica, eles são:

  • Poste de recepção - imprescindível para que a energia entre no estabelecimento. Podem ser feitos com concreto ou ferro, a maioria deles possuem limites de potência.
  • Caixa de medição - alocadas na parte externa dos ambientes, são divididas em duas partes. Uma que fica com o medidor de consumo e outra com o dispositivo de proteção.
  • Quadro geral - opte pelos feitos em metal ou fibra de vidro. É nesse quadro que os circuitos das instalações elétricas industriais ficam agrupados separadamente, conforme as indicações das normas técnicas.
  • Fusíveis e disjuntores - protegem as instalações elétricas industriais contra curtos circuitos e sobrecargas.
  • Diferencial Residual - é um dispositivo recomendado pela ABNT que oferece mais segurança.
  • Eletrodutos - são por eles que passam os fios e cabos das instalações elétricas industriais. Podem ser em PVC, ferro ou aço.
  • Fios e cabos - são eles que conduzem a energia, se diferenciam apenas com relação a aplicação e forma.
  • Tomadas, interruptores e outros pontos - a energia que chega dos fios e quadros ligados ao quadro de distribuição, é conduzida até as tomadas, soquetes e interruptores.
  • CONTRIC – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

    As instalações elétricas industriais, representam cerca de 12 a 17 por cento dos valores de custo total de uma construção. É muito importante que o dinheiro seja bem empregado, por isso, opte por uma empresa com experiência de mercado e agilidade no atendimento e realização de serviços, a Contric. Ela é uma empresa do grupo Módena, que já está a mais de vinte anos no mercado e é especialista no setor. Entre já em contato e desfrute das vantagens de ser um cliente de uma empresa que entende do assunto.

    PARA SABER MAIS SOBRE INSTALAÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL

    Ligue para (11) 4228-2011 ou clique aqui e entre em contato por email.