MESA DE COMANDO INDUSTRIAL

Mesa de Comando Industrial


É na mesa de comando industrial que ocorre a montagem de todo o comando do sistema, que pode ser elétrico, eletropneumático ou pneumático. Existem alguns materiais que são mais usados nesse tipo de dispositivo, elas são: botoeiras, CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), IHMs (Interface Homem Máquina), anunciadores de alarmes, chaves e equipamentos de medição.

MESA DE COMANDO INDUSTRIAL - OPERAÇÕES

Uma mesa de comando pode-se destinar a operações internas de fábricas ou processos de grandes indústrias. Ela possui uma interface que permite a operação (automática ou manual) de todo o sistema. O operador pode, através da mesa de comando industrial, visualizar as condições dos elementos e processos, que são mostradas por meio de indicadores no sinóticos.

Com uma mesa de comando industrial, também é possível que o operador interaja com o sistema e controle tanto os níveis, quanto os motores e demais elementos, que são indicados no monitor e configurados por um sistema supervisório. Normalmente, as telas de supervisórios são elaboradas seguindo as necessidades dos processos de cada consumidor.

Os sistemas de controle e supervisão oferecidos por uma mesa de comando industrial, por vezes oferecem sinalização luminosa nos painéis sinóticos, o que facilita que a atenção do operador se direcione a pontos certos. Até mesmo o status da fábrica pode ser sinalizado com indicadores luminosos que indiquem situações normais, de alerta ou emergência. É no painel da mesa de comando industrial que está a representação gráfica e a sinalização dos sistemas, seu comando é normalmente feito por meio de botões e chaves.

Instalável em automações industriais e prediais, a mesa de comando industrial, pode ser fabricada em módulos diferentes que se adequam as exigências de cada ambiente. Ela costuma ser montada próximas aos processos, podendo ter interligações aos chamados CCMs e/ou CCMIs, que ficam alocados nas subestações. O material usado na construção de uma mesa de comando industrial é, geralmente, chapa de aço com pintura eletrostática e proteção ip-54.

CONTRIC – MESAS DE COMANDO E OUTROS PRODUTOS

Sempre invista em um bom fornecedor para realizar a instalação ou manutenção de seus equipamentos, especialmente quando se trata de uma mesa de comando industrial, que é responsável pelo controle de uma série de processos da empresa. Por isso, para esses tipos de serviços, conte com a Contric. Entre em contato e conheça os benefícios dos serviços oferecidos pela empresa.

PARA SABER MAIS SOBRE MESAS DE COMANDOS INDUSTRIAIS

Ligue para (11) 4228-2011 ou clique aqui e entre em contato por email.